domingo, 5 de outubro de 2008

CAPACITAÇÃO

Para que possamos estar bem preparadas para falar do assunto, todas as voluntárias da equipe do projeto HPV estão se capacitando. Para isso já participamos de duas palestras. A primeira delas foi com um médico infectologista que esclareceu muitas dúvidas. Ficamos sabendo com mais detalhes que nossa própria imunidade controla o vírus HPV. Uma dúvida que também foi elucidada foi com relação à cura do vírus. Na realidade o que tem cura é a doença causada pelo vírus, no entanto ele fica ainda no organismo da pessoa infectada. A outra palestra foi com um médico ginecologista que trouxe imagens de colo de útero capturadas durante o exame para tratamento de alguma alteração no resultado do preventivo. Tivemos oportunidade de ver com detalhes todo o processo, desde a introdução do espéculo, o uso de líquido para melhor visualização do colo e até a retirada de tecido para ser analisado. As imagens foram realmente muito elucidativas e permitiu que todas pudessem ver a diferença de um colo de útero sem alteração e outro com alteração. Iremos agendar palestra com um médico patologista e também um urologista.


2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns as voluntárias da Rede Feminina de Jaraguá do Sul pela iniciativa de realizar um projeto de prevenção sobre Hpv.
Este vírus é de ocorrência mundial e somente através do conhecimento sobre o assunto poderemos realizar a prevenção.

Anônimo disse...

Legal Emilia!!

Pelo que entendi da palestra com Dr. Willi e outros, o próprio sistema imunológico ou o tratamento pode ou não eliminar o HPV. Só que não existe um exame que afirme se o vírus persiste no organismo.